quinta-feira, 13 de março de 2008

Professores preparam protesto à porta de comício do PS

Depois da Marcha da Indignação, o PS marcou um comício, para o próximo sábado, para comemorar os três anos de Governo. Mas entre os professores já circulam mensagens para uma manifestação à porta do encontro dos socialistas.

O comício do PS agendado para o próximo sábado, no Pavilhão do Académico no Porto, pode ficar marcado por uma contra-manifestação de professores descontentes com as políticas da ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

Em fóruns da internet e por e-mail, circulam já mensagens que convocam os docentes para uma concentração à porta do pavilhão onde os socialistas vão celebrar os três anos do Governo de Sócrates.

«Convocam-se todos os professores para estarem presentes à porta do Pavilhão, não para ‘atacar’ sua excelência, que os professores não são arruaceiros, mas sim para lhes dar mostras da nossa dignidade mas irredutibilidade», lê-se num post do site A Sala dos Professores.

A convocatória exorta os professores a irem vestidos de negro e em silêncio: «Os cartazes dirão o que se tiver a dizer».

Mário Machaqueiro, da Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino, garante que os movimentos que representa não estão envolvidos na organização deste protesto, «até porque achamos que as manifestações de rua já tiveram o seu pico [com a Marcha da Indignação do passado sábado] e não trazem nada de novo».

Vitorino Guerra, do Movimento em Defesa da Escola Pública, afirma também desconhecer a origem do protesto, que garante não apoiar.

O encontro com as bases foi anunciado para comemorar os três anos de Governo do PS, no dia 8 de Março, mas a Marcha da Indignação dos professores, levou Sócrates a adiar a festa para o próximo sábado.

A coincidência das datas tornou inevitável o contar de espingardas e, depois de a manifestação dos professores ter juntado cerca de 100 mil pessoas em Lisboa, o comício do PS passou a ser visto como essencial para mostrar a força dos socialistas.

O comício do PS chegou a estar marcado para a Praça D. João I, no Porto, mas acabou por ser transferido para o Pavilhão do Académico, onde os socialistas estarão ‘a salvo’ dos protestos de rua.

Sol

Sem comentários: