sábado, 1 de março de 2008

"Marcha Liberdade e Democracia" de quem...?

Decorreu hoje em Lisboa a "Marcha pela Liberdade e Democracia" organizada pelo PCP. A avaliar pelas noticias, juntaram-se uns 50mil militantes à manifestação.
Nada tenho a observar quanto à manifestação e mobilização de um partido politico, ou qualquer outra organização cívica desde que de acordo com o enquadramento legal de um estado de direito.
Nada mesmo. Pelo contrario, quem me conhece sabe que sou um fervoroso adepto e defensor da importância da intervenção cívica de cada um, na sociedade que o envolve.
Mas tendo em conta o Partido organizador, e o tema da "manifestação", não resisto a perguntar: Marchar pela Liberdade e pela Democracia de quem?

Pela liberdade? De quem? Por exemplo de Ingrid Betancourt que está presa e sequestrada há 6 anos, ou de todos os restantes presos políticos dos regimes comunistas que o PCP apoia e admira?
Pela democracia? Que democracia? Igual à praticada na Coreia do Norte, em Cuba? Ou à praticada no século XX na referencia soviética?

Diz o PCP que "o Governo ataca todas as vertentes da democracia"...
Eu gostaria que o PCP explicasse qual é o modelo de democracia e de sociedade que defende, tendo em conta aquilo que considera como boas praticas ou bons exemplos da implementação do seu programa politico...
Talvez voltar às "nacionalizações", recuperar o "Conselho da Revolução" e sair da União Europeia, fossem medidas libertadoras e democráticas!

Sem comentários: