terça-feira, 4 de março de 2008

Ainda o Debate de Ontem


Do debate de ontem entre Zapatero e Rajoy ressalvo dois pontos sobre a sua forma:

1) Foi acima de tudo um debate a que não estamos muito acostumados em Portugal. A forma como os candidatos se respeitavam, cumprindo os tempos que lhes haviam sido concedidos é realmente um marco que fica deste debate.

2) Zapatero demonstrou ser um candidato calmo, objectivo, e com uma visão clara de futuro sobre a Espanha. Rajoy por outro lado mostrou a sua veia populista de querer à conta de casos singulares apresentar trunfos de última hora. Realço nesto campo o exemplo que Rajoy deu sobre o lojista catalão que foi multado por ter um letreiro em castelhano, a sua postura face aos imigrantes, a questão da ETA e das supostas mentiras do 11-M, e como não podia deixar de ser a famosa "niña" recauchutada do último debate....


Rajoy apresentou-se muito mais ofensivo e numa linguagem muito mais informal. Apresentou-se confiante, mas acima de tudo sem ideias e com uma vontade imensa em desmontar a imagem de credibilidade de Zapatero.


Fiquei com a ideia de Zapatero ter ganho o debate pelo conteúdo. O público espanhol em duas sondagens realizadas na própria noite (do canal "Cuatro" e outra do jornal "Publico") davam uma vitória com uma vantagem de mais de 20% para Zapatero. O próprio programa com diversos "opinion makers" da imprensa espanhola que foi transmitido a seguir ao debate, mostrou que a esmagadora maioria destes consideravam Zapatero o vencedor da noite.

Sem comentários: