quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eu apoio esta Ministra da Educação!

Ontem à noite assisti em Castelo Branco a um debate com a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.
A reunião promovida pela Federação Distrital do PS juntou ao serão umas centenas de pessoas, essencialmente professores, para ouvir e questionar a Ministra sobre as politicas do Governo nesta área. Foi um debate animado que se prolongou noite fora com a intervenção de diversos professores, e foi um momento importante para quem se interessa pelo tema. A Ministra pôde explicar-se , e cada um pôde dizer sem constrangimentos ou perseguições aquilo que muito bem entendia.
Útil para ambas as partes. A Ministra sentiu no terreno as angustias e preocupações de quem tem de implementar as decisões politicas que toma, e os professores puderam questionar e ouvir os argumentos da Ministra sobre as opções do Governo.

Destaco a calma e a serenidade da Sra. Ministra para responder às questões mais difíceis e delicadas colocadas pela assistência. Uma tranquilidade de quem está confiante na sua missão, não está agarrada ao lugar nem à sua promoção pessoal e tem consciência que nesta área, os frutos se colhem no longo prazo não obedecendo àquilo que são os calendários eleitorais.

Compreendo a indignação e o protesto de alguns professores. Compreendo até alguns dos seus motivos, mas muitas vezes o facto de se ter motivo de queixa não significa tacitamente se tenha razão.

A responsabilidade de um decisor politico é salvaguardar sempre a prevalência do interesse colectivo em detrimento daquilo que são os diversos interesses corporativos.
É para isso que o povo os elege.

Sem comentários: