sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril Sempre!!

Hoje é um dia especial.
:
Hoje comemora-se um facto que para muitos de nós é vulgo e banal: a democracia. O sistema político que nos fez evoluir para uma sociedade moderna e participativa teve a sua origem numa revolução, que eu classificaria, como sendo a mais romântica e bonita que pode haver na história universal.
:
Foi a revolução em que os cravos substituiram as balas. Graças a este momento da nossa história, sabemos que hoje quando escrevemos neste blogue ou lemos um artigo de um jornal não há uma mão da censura que "filtra" aquilo que lemos.
:
Vivemos numa época em que os jovens sabem que podem encarar o seu futuro de uma forma participativa na sociedade, ajudando o todo nacional num caminho de desenvolvimento. Em 1974 um jovem da minha idade, e finalista, sabia que em vez do estágio profissional estava uma campanha em África, e para quem pudesse, o exilamento político.
:
Sou de uma geração que nasceu depois do 25 de Abril de 1974. Este facto faz com que no geral, a minha geração entenda de uma forma banal as modificações introduzidas na nossa sociedade por esta efeméride. Afinal, sociedades do Estado Novo já só existem em países que nos estão tão longe que nem temos consciência que já tivemos esta experiência em Portugal. A consciencialização desta data deve passar por um lado por relembrar o totalitarismo e opressão próprios do Estado Novo, mas também através do exercício diário dos valores de Abril junto dos nossos amigos, familiares, e conhecidos, ou seja, exercer o pleno direito democrático com respeito por quem difere de nós na sua opinião.
:
Hoje, estive a comemorar Abril. Para além da habitual Grândola, a JS distribuiu cravos em diversos pontos do distrito de Castelo Branco. O feedback foi extremamente positivo da maior parte das forças partidárias, o que vem demonstrar que as tentativas de saneamento histórico desta data, são acima de tudo intenções às quais temos de estar alerta.

Sem comentários: